Crianças a partir de 2 anos e meio. Nessa idade, as professoras procuram trabalhar com o estímulo à curiosidade, para que as crianças façam suas próprias aquisições, explorando a modelagem, rasgadura, leitura de imagens, jogos e brincadeiras envolvendo a coordenação motora, além de projetos de interesse coletivo. 

Atividades diversas relacionadas ao Natal

- Fazendo a divertida massinha de modelar, com gelatina, farinha, sal, água, vinagre e azeite;

- Pintando os copinhos de plástico para confecção da nossa linda árvore de NATAL;

- Colorindo os rolinhos de papel higiênico para confecção de um anjinho;

- Técnica do esponjado na folha de desenho, pintando com a cor preferida;

- Conversando um pouquinho sobre o verdadeiro sentido do" NATAL";

 

Acessar

Confecção de máscara

Dando continuidade ao nosso projeto sobre histórias, a turma se divertiu pintando com tinta e pincel um pratinho para a confecção da máscara do leão valente, a qual, depois de pronta, foi explorada em nossa sala. Imitamos o rosnar do leão, cantamos a musiquinha, nos olhamos no espelho e  mostramos para os colegas como ficamos, enfim, nos divertimos com os colegas e as professoras.

Acessar

Confecção de personagens

Dando continuidade ao nosso projeto sobre histórias, a turma se divertiu colorindo com cola glitter e giz de quadro a máscara do boneco de lata. Depois de pronta ela foi explorada em diferentes ambientes e até a profe. Lúcia de música participou tocando e cantando a música do boneco em seu piano.

Confeccionamos também palitoches do espantalho, primeiramente cada criança pode colorir o seu com lápis de cor e giz de cera e depois de pronto, puderam explorar, cantar, dançar e gesticular, usando um chapéu igual ao do espantalho e segurando os seus palitoches.

Para representar o cachorrinho Totó, as professoras fizeram o mesmo de dobradura, sendo enfeitado e colorido e tendo olhos, boca e fusinho desenhados. Este cachorrinho também foi explorado e depois exposto em nossa sala.

Acessar

Baleia e formas geométricas

Dando continuidade ao nosso projeto sobre histórias a turma conheceu a baleia que engoliu o vovô Gepeto e, para registrar, cada criança pode colorir com tinta têmpera a sua grande baleia azul.

 Utilizando a técnica do esponjado a turminha também coloriu o grande mar no qual foram coladas as baleias e, em seguida, na rodinha no tapete da sala sentamos para cantar, encenar a música da "baleia" e relembrar a aventura do Pinóquio e seu vovô Gepeto.

Depois de conhecer as formas geométricas a turma foi dividida em grupinhos e cada um pode personalizar uma delas, utilizando diferentes materiais como: cola colorida, pedacinhos de E.V.A, tinta... As formas foram expostas na sala, sendo exploradas e apreciadas de diferentes formas, lembrando o nome de cada uma e comparando as mesmas com os brinquedos utilizados em nosso dia a dia como, as pecinhas de madeira, reconhecendo não somente as formas, mas também as cores.

Acessar

Continuação das atividades

Os quebra-cabeças dos personagens da história também fizeram sucesso, a turma foi dividida em pequenos grupos e cada grupinho recebeu um quebra-cabeça tentando completar, montar e pedindo auxilio das professoras quando necessário, trocando os mesmos com os colegas e fazendo o reconhecimento de personagens.

Acessar

Atividades sobre a história do Pinóquio

Dando continuidade ao Projeto sobre histórias, a turma conheceu o peixinho Cléu, amigo do Pinóquio e para registrar cada criança coloriu uma folha com tinta azul utilizando a técnica do esponjado. Depois de seca as professoras fizeram o carimbo da mão de cada um, que se transformou em um peixinho, nadando em seu aquário, este era o peixinho Cléo, confeccionado pelo nível 2.

Na história tem uma simpática "fadinha". A fada azul que sempre acaba salvando o Pinóquio de suas travessuras e aventuras... ela tem uma "varinha mágica". A turma se divertiu muito colorindo a estrelinha utilizando a cola colorida e muito brilho e mais ainda no dia em que resolvemos fazer mágicas pela sala, brincando de transformar os colegas e professoras em "estátuas"!!! e muito mais...

Acessar

Encerramento do Projeto "Saco de brinquedos"

Encerrando o nosso Projeto a turma conheceu o versinho "Saco de Brinquedos" e relembrou todos os versinhos e brinquedos confeccionados em sala e pelas famílias. Logo depois, puderam explorar os mesmos, cantando, dançando e fazendo a festa com os mais variados tipos de chocalhos, peteca, bonecos de pano, tambor de lata, trem de lata, entre outros.

            As crianças também fizeram a releitura da obra "Vaso de Girassóis" de Vicent Van Gogh, utilizando a técnica da espuma de barbear e anilina amarela com pratinho de papelão, palito de churrasco e sementes de girassol. Cada criança pode espalhar a tinta com o dedo e depois colar as sementes de girassol finalizando a sua flor; os ajustes ficaram por conta das professoras e o resultado final ficou maravilhoso!!! Esta obra foi exposta em nossa Mostra Pedagógica no dia 02/09/2017.

Outra atividade registrada nas fotos foi uma roda de conversa sobre a história do "Pinóquio" que deu início ao nosso projeto sobre histórias. Conhecemos os personagens, identificamos as cenas, tentamos colocá-las em ordem e confeccionamos um joguinho de memória com auxílio das professoras.

Acessar

Atividades sobre versinhos

Seguindo o projeto a turma conheceu o versinho do "Trem de Lata" e em seguida, puderam explorar a massinha de modelar, tentando construir o seu próprio trenzinho.

As famílias receberam o desafio de construir um trem utilizando caixas, garrafas, latinhas, sucatas...e o resultado foi maravilhoso!!! A turma foi à loucura, pois tinha trem carregado de porquinhos, de carvão, de batatas, enfim até a personagem "Masha e o Urso" estava passeando de trem.

Também desenhamos um trenzinho utilizando o giz de cera e passeamos pelo pátio como um trenzinho, cantarolando músicas do trenzinho...

O próximo versinho trabalhado foi o do "Castelo de Areia" e a turma pode construir o seu castelinho utilizando as peças de madeira. Foram dois momentos bem divertidos, tanto na mesa, quanto no tapete da sala.

Acessar

Cavalinhos e tambor

Seguindo nosso projeto a turma conheceu o versinho do "Cavalo de Pau" e as crianças puderam pintar com têmpera e pincel as cabeças dos seus cavalos os quais foram finalizados pelas professoras que as colaram em um cabo de vassoura. Noooossa quanta diversão quando puderam cavalgar com seus cavalos! A turma estava emocionada!!

 O versinho do "Tambor de Lata" fez muito sucesso!! Cada criança fez o seu tamborzinho colando pedacinhos de E.V.A, pintando com cola brilho e cola colorida uma lata. O resultado foi... Um tambor mais lindo que o outro!!! Então não deu outra!!! Estava formada a bandinha do nível 2!! Foi em rodinha no tapete da sala que a bandinha tocou, batucou e cantarolou muitas músicas com auxílio das professoras.

Acessar

Cavalo de pau e tambor

Seguindo nosso projeto a turma conheceu o versinho do "Cavalo de Pau" e as crianças puderam pintar com têmpera e pincel as cabeças dos seus cavalos os quais foram finalizados pelas professoras que as colaram em um cabo de vassoura. Noooossa quanta diversão quando puderam cavalgar com seus cavalos! A turma estava emocionada!!

 O versinho do "Tambor de Lata" fez muito sucesso!! Cada criança fez o seu tamborzinho colando pedacinhos de E.V.A, pintando com cola brilho e cola colorida uma lata. O resultado foi... Um tambor mais lindo que o outro!!! Então não deu outra!!! Estava formada a bandinha do nível 2!! Foi em rodinha no tapete da sala que a bandinha tocou, batucou e cantarolou muitas músicas com auxílio das professoras.

Acessar

Versinhos

Seguindo o nosso projeto a turma conheceu o versinho do "Cata-vento" e todos puderam explorar os cata-ventos que foram confeccionados pelas professoras.

Em outro momento, cada um coloriu com tinta mágica uma folha branca que foi transformada em lindos cata-ventos, os quais, foram apreciados e explorados no pátio da escola: as crianças corriam contra o vento para tentar ver o cata-vento girar. A turma estava emocionada! Outra diversão foi poder compartilhar com os colegas e as professoras os cata-ventos confeccionados pelas famílias. Um mais lindo que o outro!!!

            Muitas bolhas surgiram na sala do nível 2!! Para explorar o versinho da "Bolha de Sabão" a turma teve que se preparar pois na sala foi "moleza", mas, lá no pátio a turma teve que correr, pular e bater palmas para tentar acertar as bolhas. Momentos divertidos na companhia de outras turminhas que acabam participando de nossas atividades e se divertem!!!

Acessar

Verso do barquinho de papel

Para encenar o versinho do "Barco de Papel" a turma aprendeu a música do capitão Bambalalão que viajava pelo grande mar com seu barquinho que foi confeccionado com folha de jornal pelas professoras.

            Em outro momento, as crianças puderam colorir uma folha com giz de cera e esta foi transformada em um barquinho, que navegava em alto mar que estava muito agitado, pois os ventos sopravam de todos os lados.

            Outra experiência foi confeccionar um barquinho com caixinha de leite e colorido com cola colorida. Este foi explorado em sala pela turma cantarolando músicas conhecidas e depois exposto juntamente com o versinho.

Acessar

Versinho da bola

           Para explorar o versinho da "Bola" a turma se empenhou na confecção de um jogo de boliche pintando garrafas de amaciante com cola colorida.  Para poder jogar e explorar o jogo a turma também confeccionou bolinhas com jornal e meia de nylon.

           Tudo prontinho então!! Vamos jogar boliche!! Muita expectativa e vibração na hora de acertar os pinos, a turma estava em festa, incentivando os colegas que jogavam e aplaudindo quando a bola acertava os pinos.

           Além das bolinhas de meia, também foram exploradas bolas de diferentes tamanhos e texturas. Em pequenos grupos ou em duplas puderam rolar ou jogar a bola para os colegas e oferecendo uma massagem bem gostosa.

Acessar

Verso do ursinho

Seguindo o projeto a turma conheceu o versinho do "Urso de Pelúcia" e puderam explorar os ursinhos que temos na Escola os quais são adorados, tanto pelas meninas, quanto pelos meninos. Explorando o toque, o carinho e dividindo-os com os colegas, fizeram comentários sobre os mesmos e também sobre os seus ursos de casa.

Em outro momento as professoras disponibilizaram pedacinhos de papel crepom que logo viraram inúmeras bolinhas coloridas, que foram coladas sobre o desenho de um lindo e simpático urso que foi exposto em nossa sala.

Outra diversão foi poder colorir o desenho do urso de pelúcia, utilizando o giz de quadro molhado. 

Acessar

Brincadeiras com chocalhos e com brinquedos e brincadeiras antigas

Dando continuidade ao versinho do chocalho a turma explorou e relatou aos colegas como foi a confecção dos chocalhos feita pelas famílias. Muita criatividade e capricho foram observados na produção dos mesmos, os quais fizeram sucesso ao serem tocados e explorados pela sala.

Outra surpresa foi poder brincar com os brinquedos antigos pertencentes ao papai e a mamãe de cada criança e também cantar e dançar diversas música e cantigas de roda da época deles. Algumas delas já eram conhecidas pela turma e outras foram novidades e as mais pedidas durante as brincadeiras. Também foram realizadas diferentes brincadeiras citadas pelos pais, as quais foram super aprovadas!!!

Depois de muitos dias apreciando e explorando os brinquedos, cantando e dançando com os chocalhos a turma resolveu fazer a exposição dos mesmos no hall de entrada da escola. Estes são lembrados e comentados todos os dias pelas crianças e familiares. 

Acessar

Continuação atividades sobre o livro

       Dando continuidade ao versinho do "Boneco de Pano" as famílias se envolveram e se empenharam na confecção do famoso "BONECO DE PANO"! Todos ficaram lindos e cada criança teve a sua vez de mostrar e apresentar para os colegas o seu boneco. Ofereceram colinho, deram um super abraço, beijos, enfim cuidaram e apreciaram o seu boneco e dos colegas. Fizeram comentários sobre os detalhes da confecção e quem participou da mesma, sendo que muitos tiveram o auxílio das vovós. Estes foram expostos no hall de entrada da escola para ser apreciado por todos.

       Seguindo o nosso projeto a turma conheceu o versinho do "Chocalho" e em seguida, puderam explorar os chocalhos da escola, os utilizados nas aulas de música e também conheceram os chocalhos do berçário, brinquedos utilizados pelos bebês. Assim foram desafiados a diferenciar os diferentes tipos de sons e cantarolar músicas conhecidas, em especial a música da "Loja do Mestre André".

       Em outro momento a turma explorou a argila construindo o seu próprio chocalho, este foi levado para casa para ser explorado com as famílias.

       Preparativos para a surpresa de "Dia das Mães" utilizando giz de quadro molhado no leite cada criança desenhou e pintou com muito carinho um lindo coração para a sua mamãe.

Acessar

Atividades sobre o livro "Saco de brinquedos"

      Dando continuidade ao versinho da mão do livro "Saco de brinquedos" a turma se divertiu muito no teatrinho de sombras, cada um teve a sua vez para inventar e reproduzir a sombra de alguma coisa: bichinho, casinha e até coração em frente ao espelho. Foi um momento descontraído, diferente e super aprovado pela turma!!!

      O que será que tem aí dentro? Essa foi a pergunta quando as professoras trouxeram uma caixa para a rodinha no tapete, mas esta caixa era um pouco pesada e fazia muitos barulhos!! Surpresa!! Cada um teve a sua vez de escolher com os olhos fechados um objeto e dizer o que estava sentindo, como era: macio ou duro, chacoalhar para ver se dava barulhos, enfim muita expectativa, surpresas, caretas de espanto, de medo e ao final muitas gargalhadas.

       Iniciando as atividades sobre o versinho do "Boneco de Pano" as professoras apresentaram o mesmo para a turma o qual cada um pode abraçar, beijar, tocar em seus cabelos feitos com lã, a sua roupinha muito "chique" e escolher um nome para ele. Os nomes mais votados foram "Morango" e "Feliz", então para definir foi realizada mais uma votação e o boneco passou a se chamar "FELIZ". Este esta sendo muito bem recepcionado pelas crianças e suas famílias, passando uma noite ou um final de semana em cada residência.

     Observando a boneca desenhada pela turma: vestido de pano, olhos de botão, cabelos de lã... assim como fala no versinho do mesmo.

     Brincando com "pecinhas quadradinhas", a mais pedida pela turma inteira e os ursos de pelúcia, bonecas e paninhos para brincar de casinha.

Acessar

Atividades diversas

Várias atividades foram realizadas durante os últimos dias:

- dando continuidade ao versinho da mão do livro "Saco de brinquedos" a turma participou do preparo da famosa "massa de modelar caseira", feita com gelatina, farinha, água, sal, vinagre e azeite. Todos auxiliaram as professoras, amassando a massa e depois puderam explorar muito, utilizando as forminhas e talheres de brinquedo, construindo, diferentes formas, bichinhos, comidinhas, enfim aproveitaram o momento em grupo.

- outra diversão foi fazer as bolachinhas de maisena, misturar os dois ingredientes, fazer bolinhas, colocar na forma um do ladinho do outro e depois no forno aos cuidados da Tia Laine. O resultado foi deliciosos biscoitinhos que a turma comeu de sobremesa depois da jantinha.

- "- Nossa profis, o que é isso??!!" Essa foi a pergunta da turma quando as professoras começaram a trazer aquele montão de potinhos. Então foi um sucesso, muitas caretas ao experimentar o vinagre, sal, café, farinha, açúcar... a turma adorou a experiência diferenciando também o quente, frio e o geladinho do gelo.

- momento de concentração no jogo de memória dos instrumentos musicais, turma reunida e vibração no momento em que algum coleguinha encontrasse o parzinho.

Acessar

Início do Projeto

            Para iniciar as atividades do projeto as professoras apresentaram o livro "Saco de Brinquedos" contando o versinho da Mão, que foi dramatizado pelas mesmas, cantarolando músicas relacionadas aos dedinhos, fazendo carinhas nos mesmos e identificando-os: polegar, indicador... como diz na letra da música. A turma se divertiu muito cantarolando e gesticulando a música com os colegas e as professoras. Outros momentos foram registrados:

- Pausa para foto no pátio da frente, ambiente que é explorado com muita alegria e diversão.

- Brincadeiras na sala com bichinhos da fazenda, carrinhos e pecinhas de encaixe que são os brinquedos mais pedidos pela turma.

- Carimbo da mão com tinta têmpera, para ilustrar o poema que estamos trabalhando no momento.

Acessar

Período de Recreação

Desde que retornamos das férias nosso Período de Recreação está sendo muito divertido, a cada dia, realizamos novas atividades e brincadeiras que agradam e alegram a todos.

- Tivemos Festa à Fantasia, junto com o Nível 3...

- Fizemos pão de queijo...

- Cantamos com o auxílio do violão...

- Nos deliciamos picolés, sacolés e sorvete...

Acessar

Voltar aop topo ↑