Crianças a partir de 5 anos. Neste nível, desenvolvido apenas no turno da manhã, os alunos participam de atividades voltadas ao entretenimento com projetos diversificados além do estímulo em áreas específicas de expressão corporal, musicalização, educação artística, inglês, leitura de imagens, problemas matemáticos, jogos e brincadeiras, além de projetos de interesse individual e coletivo que incentivem a aquisição da leitura e da escrita. 

Resgate de brincadeiras

Quem nunca brincou de "bobinho", de "carrinho de mão" ou ainda "dança da batata"? Estas brincadeiras estão sendo resgatadas e relembradas no projeto "Do que vovô e vovó brincavam?" e estão cada vez mais despertando a curiosidade e o interesse das crianças. Todos se envolvem ao máximo e levam estas brincadeiras para o repertório pessoal, explorando-as livremente com seus amigos, fazendo modificações e até criando novas regras.

Acessar

Do que o vovô e a vovó brincavam?

Ainda em busca desta resposta continuamos nossa jornada de descobertas sobre brincadeiras antigas. Nas ultimas semanas aprendemos a brincar de alerta, de rouba-rabo, de bolinha de gude ou bolita e de batata quente. Brincadeiras coletivas que estimulam o trabalho em equipe e a cooperação, tornando a turma mais unida.

Acessar


Novo Projeto de estudos

De que o vovô e a vovó brincavam?

Partindo deste questionamento iniciamos nosso novo projeto no qual iremos descobrir e brincar das brincadeiras do vovô e da vovó. Iniciamos brincando de amarelinha ou sapata e também aprendemos a brincadeira de adoleta.

Acessar

20 anos Escola Garatuja

Durante os meses de agosto e setembro a turma da recreação está desenvolvendo o Projeto "Escola Garatuja, 20 anos ensinando e educando com amor" no qual realizamos atividades que buscam conhecer um pouco da história da Escola e sua trajetória nestes 20 anos.

A atividade de maior destaque e envolvimento da turma foi a confecção da maquete, que demandou bastante tempo e dedicação. Foi realizada uma construção coletiva atentando a todos os detalhes, e observando sempre o espaço do qual estava sendo feita a representação

Acessar

Projeto 20 anos Escola Garatuja

 

            Para dar início ao projeto "Escola Garatuja, 20 anos ensinando e educando com amor" oferecemos à turma um quebra-cabeça do logotipo da escola e pedimos que em pequenos grupos montassem o mesmo. Após montado, realizamos uma roda de conversa sobre o aniversário da nossa escola e destacamos que este seria o tema do nosso novo projeto.

            No dia seguinte, confeccionamos um enorme cartaz com a frase PARABÉNS PELOS 20 ANOS – ESCOLA GARATUJA ENSINANDO E EDUCANDO COM AMOR o qual todos ajudaram a colorir usando as cores conforme o "logo" da escola.

            Também conversamos sobre o que significa "logo" da escola e comparamos com outros que eles conhecem, observando como era o logotipo da Garatuja no início e como é hoje em dia.

            Para representar os 20 ANOS da Escola, contamos oralmente até o número 20 e quantificamos este número com objetos da escola realizando pequenas somas.

            Dando continuidade olharmos algumas fotos antigas da escola, observando como eram os espaços, as crianças, professoras e atividades que foram realizadas.

            Depois disso, brincamos de "detetives" olhando fotos dos móveis da escola antiga. Então passeamos pela escola, visitando as salas, refeitório, etc, para identificarmos alguns objetos que estão na nossa escola atualmente. Foi um momento muito divertido, encontramos mesas, cadeiras, balcão, prateleiras, etc...      

Acessar

Experiências

Crianças demonstram para os colegas as experiências pesquisadas juntamente com suas famílias.

Acessar

Mais experiências

Dando sequência às nossas atividades, realizamos a experiência "Boia ou Afunda", ou seja, flutua ou não flutua, testando diversos objetos do dia a dia. Cada um escolheu alguma coisa e arriscava um palpite, e sentiam grande alegria quando acertavam.

            Também gostaram muito da experiência da bola de papel que não molha. Numa bacia com água, um copo e uma bolinha de papel grudada no fundo do mesmo, testamos o espaço ocupado pelo ar. Ficaram admirados quando mergulhamos o copo na água e ao tirá-lo, a bolinha continuava seca.

            Outro momento interessante  foi quando realizamos uma pintura na folha molhada. Com o uso de conta-gotas, pingamos gotas de anilina em uma folha bem úmida, e observamos que a tinta ia se espalhando, como se estivesse "andando". 

Acessar

Atividades diversas

 

Realizamos uma divertida atividade de mistura de tintas no plástico: dentro de um enorme saco plástico, colocamos tintas de diversas cores e todos as misturaram com os pés descalçados. Foi uma experiência bem interessante e as crianças adoraram a sensação de pisar na tinta sem sujar os pés.

            Em outro momento aproveitamos para confeccionarmos um lindo cartão, em forma de caixa presente, para o dia das mães, utilizando uma tinta feita com papel crepom, água e álcool.

            Também realizamos a experiência da temperatura da água: de olhos vendados deviam tocar e sentir a diferença entre quente, frio e gelado.

Acessar

Experiências

Na segunda quinzena de abril realizamos uma experiência com suco de repolho roxo. Inicialmente preparamos um chá, cozinhando algumas folhas do repolho e em seguida, distribuímos em diferentes copos os seguintes reagentes: limão, vinagre, bicarbonato de sódio, sabão em pó, água sanitária, detergente, açúcar, leite, sal amoníaco. Para finalizar em cada copo colocamos um pouco do suco de repolho roxo e observamos a mudança de cor.

            Em outra atividade, confeccionamos lupas com papel celofane colorido com as três cores primárias e ao explorá-las, observamos a mudança de cor de diferentes objetos e ambientes.

            Realizamos também a experiência do balão mágico. Em uma garrafa pet colocamos vinagre branco e dentro de um balão foi colocado bicarbonato de sódio. Prendemos o balão na boca da garrafa e despejamos o bicarbonato dentro do vinagre, levantando o balão, e aos poucos a reação foi enchendo o balão.

            A última experiência registrada foi a do redemoinho com duas garrafas pet. Colamos as duas tampas uma contra a outra e fizemos um furo atravessando-as. Colocamos 1/3 de água em uma das garrafas e virar a garrafa com o líquido para cima, formou-se um redemoinho.

Acessar

Atividades envolvendo as cores

Um momento de grande expectativa para as crianças foi quando conversamos sobre fazermos uma pintura com tinta congelada. Eles estavam curiosos de como seria essa experiência. Inicialmente colocamos tinta têmpera nas forminhas de gelo e levamos ao freezer. Todos questionavam quanto tempo iria demorar para a tinta congelar. No dia seguinte, todos estavam ansiosos para ver o resultado e realizar a pintura. Essa atividade foi muito apreciada pela turma, mesmo "gelando a mão", eles adoram o resultado.

            Ainda realizamos uma experiência bem interessante, utilizando um prato com leite pingamos algumas gotas de anilina de diferentes cores, que não se misturavam. Somente ao acrescentamos algumas gotas de detergente, as cores se misturavam.

Acessar

Mistura de cores e vulcão

Dando continuidade às nossas atividades, realizamos uma experiência muito interessante chamada "águas que andam", utilizando copos com água, anilina, e guardanapos de papel, misturamos as cores primárias e formamos as cores secundárias. Essa transferência da cor ia acontecendo aos poucos e dia após dia, a turma acompanhava esse processo.

Em outro momento, confeccionamos um "vulcão" com argila e para conseguirmos que ele entrasse em erupção, fizemos a mistura com vinagre, anilina vermelha e bicarbonato de sódio. O resultado foi surpreendente, todos ficaram muito impressionados.

Também realizamos a plantação de sementes de feijão em diferentes solos: terra, argila, areia e algodão e diariamente regamos, observamos e registramos o processo de crescimento dos mesmos.

Acessar

Primeiras atividades do ano

            No dia 06 de março iniciamos as atividades do Projeto intitulado: "Porque não pensei nisso antes?" que abordará diversas experiências, muitas delas, envolvendo as cores. Em uma roda de conversa cada um pode falar o que pensa ou sabe sobre "experiência" e os relatos foram anotados em um cartaz exposto na sala. Em outro momento, narramos a história "Aperte aqui" que abordou as cores e "simulou mágicas".

            Realizamos a brincadeira "quente ou frio" usando como referência também as cores. Escondemos um objeto perto de uma cor, que servia de dica para encontrar o mesmo. Outra experiência divertida foi quando colocarmos detergente num copo com água, e com o auxílio de um canudinho, as crianças assopravam e surgiam enormes bolhas de sabão.

            Dando sequência, em duplas, cada um escolheu uma cor de tinta guache, que foi espalhada em forma de gotas na folha, e com um canudinho, assopravam, resultando numa mistura de cores. Essa folha colorida foi utilizada para identificação dos nomes nas mochilas.

            Outra atividade curiosa foi a "pintura com água", na qual todos realizaram um desenho com canetinha hidrocor e, em seguida, passaram o pincel molhado, transformando esse desenho numa pintura.

Acessar
Voltar aop topo ↑