Na semana Mundial do Brincar, você não precisa de nada para brincar

Estamos na Semana Mundial do Brincar (SMB), que vai até dia 28 de maio, quando celebramos o Dia Mundial do Brincar. Para a gente é um privilégio que a brincadeira esteja no radar do calendário de datas comemorativas. Porque todos precisam saber que brincar é fundamental e uma data como esta não vai (esperemos!) deixar a brincadeira cair no esquecimento.

A Aliança pela Infância, entidade que organiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil e no mundo, escolheu para este ano o tema "Brincar de Corpo e Alma".  Eu traduziria como: "Se joga!". A proposta é esta mesmo: se joga na brincadeira. Deixe-se envolver, que você experimentará na pele os benefícios do brincar. Sim, mesmo para nós, que somos adutos.

Mas além deste convite incrível de se permitir brincar à valer, o tema da SMB permite duas variações de assunto que eu vou me apropriar e trazer aqui.

A saúde do corpo e da alma em jogo

Cada vez que leio ou vejo o noticiário me deparo com notícias sobre problemas de saúde que as crianças estão enfrentando. Obesidade e suas conseqüências, problemas de visão, depressão, isolamento, falta de vitamina D. Só para citar alguns. Corpo e alma dos nossos filhos pode estar sofrendo por falta de brincar.

Claro que não posso afirmar que a brincadeira é a cura para todos os males. Mas sem dúvida brincar previne doenças e é um excelente elixir para a saúde. Brincando as crianças exercitam o corpo, liberam a alma, lidam com conflitos, aprendem a viver e a conviver.

Então, meu primeiro recado importante nesta Semana Mundial do Brincar é: deixe seu filho brincar. Arranje tempo na agenda dele para que ele possa curtir uma boa dose de brincadeira todos os dias. E de preferência, brinque você também um pouco. A saúde do seu corpo e alma agradecerão.

Não precisa de nada para brincar

Deixei para o final o título deste post. Quando eu leio o tema da SMB lembro na hora que você só precisa do seu corpo para brincar. Por isso, a brincadeira é tão democrática. Sem brinquedos, sem objetos, só o corpo junto com uma alma divertida são suficientes para qualquer criança brincar.

Quer algumas dicas? Olha só:

Fazer caretas

Telefone sem fio

Cantar imitando vozes ou fazendo barulhos com o corpo

Jogar mímica

Rolar na grama, no tapete, no colchão

Contar estrelas ou descobrir as formas das nuvens

Fazer sombras divertidas

Brincar de Estátua, de sério ou de Vaca Amarela

Equilibrar-se num pé só

Contar piadas e advinhas

Viu só? E a partir destas, tenho certeza que você e seus filhos vão descobrir muitas outras formas de brincar, sem precisar de absolutamente nada, além de vocês dois juntos! Que vocês possam aproveitar esta Semana Mundial do Brincar, de corpo e alma!

Fonte: Revista Crescer. 

Voltar aop topo ↑